fbpx

Você tem a sensação que o tempo voa?

É bem provável que a resposta a essa pergunta seja “sim, o tempo voa para mim”! Isso porque o ritmo de vida, principalmente nas grandes cidades, nos faz ter a ideia de que devemos fazer muitas coisas ao mesmo tempo.

Posso perceber, bem isso aqui em New York, onde estou passando uma temporada. Vejo muitas pessoas fazendo duas, três ou quatro tarefas simultaneamente.

Enquanto fazem uma atividade, já estão pensando nos desafios da próxima, sem mesmo ter resolvido a anterior. Isso, além de gerar estresse, faz com que elas não percebam o momento presente.

Estão no modo “piloto automático”, deixando de vivenciar a experiência do momento.

Estudos mostram que apenas 2 a 4% do nosso tempo estamos conscientes do momento presente. O restante é “piloto automático”.

Gente, é muito tempo! Na melhor das hipóteses 96% do tempo estamos em piloto automático. Dessa forma não tem como olharmos para trás e termos a sensação de que o tempo está voando.

Mas calma! Há uma saída para isso.

Mindfulness e meditação

Felizmente existem técnicas muito antigas, que remetem a mais de 5000 anos, que nos ajudam a reverter isso.

Essas técnicas chegaram até os tempos atuais e vem sendo chamada de mindfulness e meditação. Já falei sobre elas nesse outro artigo.

Hoje vou lhe ensinar uma das inúmeras técnicas que ensino para meus alunos em aulas regulares.

É uma técnica bem simples, que você pode fazer em qualquer momento do seu dia e quantas vezes desejar. Eu recomendo que pratique diariamente. Tenho certeza de que você vai aproveitar muito o resultado.

Pronto para começar?

Leia os passos abaixo e memorize para poder colocar em prática. Ou utilize o vídeo abaixo e coloque no ponto onde inicio a descrição para acompanhar o exercício.

  1. Sente-se numa posição firme e confortável. Pode ser aí mesmo onde está. Na cadeira do seu escritório, no seu sofá, ou mesmo no chão.
  2. Deixe um discreto sorriso em seu rosto. Esse sorriso faz parte do exercício. É ele que vai ajudar seu coração e seus pensamentos a se aquietarem.
  3. Perceba seu corpo, suas emoções e sua mente em profundo aquietamento. Nesse momento você não mais antecipa o futuro, apenas vivencia a quietude como um presente a si mesmo.
  4. Preste então atenção a sua respiração, sem interferir, apenas inspirando e expirando naturalmente pelas narinas. Sinta o tato do ar entrando e saindo pelas narinas.
  5. Agora deixa a respiração profunda, inspirando e percebendo o abdômen sendo levemente projetado para fora e expirando contraindo o abdômen. Mais atenção! Respire lenta e pausadamente, sempre pelas narinas.
  6. À medida que a sua respiração fica mais consciente você vai perceber um detalhe que passa desapercebido para a maioria das pessoas. Um hiato entre os momentos de inspiração e expiração. Concentre-se nesse intervalo de tempo.
  7. Preste atenção nesses gap entre a inspiração e expiração, mantendo um ritmo natural, sem fazer retenções e sempre pelas narinas até entrar em estado de profunda concentração, até que esteja em estado de mindful.
  8. Termine gradualmente o exercício.

Você pode programar um alarme com o tempo que você separar para o exercício, evitando que se preocupe com o tempo. Importante estar o tempo todo concentrado no momento presente. Com o tempo de prática você alcançará um estado de meditação.

Espero que você tenha gostado dessa técnica e que compartilhe com seus amigos e colegas. Se ficou com alguma dúvida, escreva nos comentários abaixo.

Assista o vídeo.

meditação, mindfulness, Produtividade