fbpx

“Mens sana in corpore sano”, a boa forma do sucesso

Quem não quer ter um corpo bonito, forte e saudável? Se você está em busca de realização e felicidade, de nada adianta cuidar do corpo, se não der atenção ao que o conduz.

“Mens sana in corpore sano”

A famosa frase do sábio poeta romano Juvenal significa, em bom português, mente sã em um corpo são. Para Juvenal, que viveu entre os séculos I e II, esse deveria ser o principal desejo da humanidade em suas orações aos deuses do Olimpo.

A frase é uma crítica aos valores da sociedade romana da época, com sua excessiva preocupação em adquirir poder, longevidade, força e beleza, deixando de lado o que seria o mais importante: – o cuidado com a mente.

Não há nada errado em cuidar do corpo, mas mesmo que ele esteja belo e saudável não há garantia de sucesso. É preciso treinar também a mente.

A prática de exercícios físicos está cada vez mais presente na rotina de empreendedores, estudantes e pessoas em geral que desejam aumentar a produtividade e ter mais tempo e energia para aproveitar a vida.

Com os valores atuais e o ritmo da vida moderna, o senso comum diz que é preciso estar em boa forma física para se obter sucesso.

Um corpo belo e saudável, além de ser visualmente agradável e atrair atenção, passa uma mensagem de disposição e cuidado, características que são muito importantes também no mundo corporativo.

Por isso temos visto o surgimento de muitas academias, centros de treinamento e até mesmo aplicativos para celulares, com as mais variadas modalidades e todos repletos de praticantes.

Opções não faltam para cuidar da saúde e beleza.

A boa notícia para nós (e para o Juvenal 😀 ) é que há uma tendência de que no futuro o cuidado com a mente se torne cada vez mais parte do dia a dia das pessoas, assim como é hoje o cuidado com o corpo.

Caso não saiba, a meditação é uma das formas mais eficazes para manter a boa forma mental.

Escolha seu tipo de meditação

Mais e mais pessoas estão interessadas nas técnicas milenares de meditação e não faltam opções de escolas e professores oferecendo seus serviços para quem deseja desenvolver-se nessa área.

Contudo, existem diferenças importantes entre as escolas e os tipos de meditação que precisam ser levadas em consideração antes de sair praticando qualquer modalidade.

Todas elas têm como efeitos a redução do nível de estresse e a gestão da ansiedade, porém, cada qual tem particularidades, visões e maneiras próprias de interpretar e treinar  que podem ou não ser boas, dependendo da característica e propósito do praticante.

Escolher uma modalidade na qual você se identifique poderá lhe garantir resultados mais rápidos e duradouros.

É preciso saber que a prática de meditação surgiu há mais de 5 mil anos, como parte de uma filosofia desenvolvida em uma sociedade naturalista, matriarcal e não repressora. 

Nesse período, essa filosofia recebeu influência de várias culturas e isso deu origem às diversas modalidades de meditação que podemos encontrar hoje.

Algumas têm o foco em um resultado específico, como por exemplo: terapias para tratamento de transtornos emocionais ou mentais, e outras possuem uma proposta mística, espiritual com foco em paranormalidades. 

Meditação e autoconhecimento

Afinal em que consiste a prática de meditação? 

A definição de meditação é tão ampla que torna difícil a compreensão por quem tem pouca familiaridade com o assunto.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, meditar não é um exercício de relaxamento da mente. Ao meditar despertamos nossa consciência, levando-a para um patamar mais elevado.

A verdade é que a palavra meditação não é ideal para descrever o termo dhyana, do sânscrito, que é ato de silenciar a mente. Conforme uma das definições que constam no dicionário Michaelis, meditar é o ato de reflexão profunda acerca de um assunto, conflito ou objeto.

Meditar é justamente o contrário disso.

Embora seja usada por diversas religiões como forma de criar uma conexão com o divino, a meditação não é uma prática espiritual. Na verdade ela só produz um estado de consciência que nos permite conectarmos com nossa própria essência.

Se você for uma pessoa religiosa, ela só irá reforçar essa conexão que já faz parte de você. Por essa razão ela foi incorporada ao hinduísmo, budismo, e até mesmo ao cristianismo. Sim, também no cristianismo, porém nesse, recebeu o nome de contemplação.

Então se meditação não é o termo correto, qual seria?

Não importa o termo e sim a prática e seus efeitos em si. Adotamos a palavra meditação por ser o termo aceito universalmente, mas poderíamos chamar de intuição, só que voluntária.

Todos nós já experimentamos “insights” em nossas vidas. São aquelas ideias e soluções que nos ocorrem justamente quando menos esperamos.

Você já pensou em alguém que há anos não via e no instante seguinte ela lhe telefona?

Ao praticar meditação você cria voluntariamente esse estado de intuição linear, por 1 ou mais segundos permitindo “insights” mais frequentes. 

Os insights são como o diafragma de uma lente fotográfica, onde em um intervalo curto de tempo permite a captura de uma imagem estática. Enquanto a intuição linear é como a abertura contínua de uma câmera filmadora, onde é possível a captação de uma imagem em movimento.

O professor DeRose, a maior autoridade do assunto no Brasil, explica de uma forma bem simples o que é a meditação quando a compara com a superfície de um lago. Recomendo a leitura de seu pocketbook Meditação e Mindfulness, disponível gratuitamente no site DeROSE e-Books.

Ilustração do Pocketbook Meditação e Mindfulness do professor DeRose.

Já imaginou como a meditação pode ser útil para sua profissão, estudos, arte ou mesmo relacionamentos afetivos?

Conclusão

Agora você já sabe que cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo e que a meditação é uma poderosa ferramenta para alavancar seu sucesso e trazer mais felicidade e qualidade de vida.

Foi por isso que criei o programa Habits & Attitudes, disponível para assinantes do site rogerplay.com, onde ensino uma modalidade de meditação, estritamente técnica, não mística ou religiosa, voltada para pessoas com espírito jovem, que desejam melhorar sua performance no trabalho, esportes ou estudos. 

Além das técnicas de meditação, o programa conta com práticas para aumentar a força e flexibilidade, promovendo a boa forma física, e ainda uma coleção de cursos sobre inteligência emocional, boa alimentação, qualidade do sono, entre outros. 

Uma ótima opção para você começar agora seu desenvolvimento integral. Não acha?

Gostaria muito de saber sua opinião sobre esse artigo e o que você faz para manter a boa forma da mente e do corpo. Espero seu comentário abaixo!