fbpx

Qual o objetivo da Meditação?

O objetivo da meditação não é controlar seus pensamentos, e sim não deixar que seus pensamentos o controlem.  

A meditação está para o seu cérebro, como o exercício físico está para o seu corpo. Assim como seus músculos precisam de treinamento para se fortalecerem, sua mente também precisa treinar para ficar mais forte.

Treinando seus músculos para aumentar a força e a flexibilidade, você irá melhorar seu desempenho físico, tendo mais eficiência e agilidade para realizar o que quer que seja preciso. Se seu corpo físico estiver fraco, ele não será tão eficiente e poderá até ser um obstáculo.

O mesmo princípio se aplica à mente. A meditação torna a mente forte e focada, assim, ela funcionará com mais eficiência.

Como a dispersão mental é uma condição humana, é natural que a nossa mente desperdice muita energia em outra coisa que não a tarefa que estamos tentando realizar em um determinado momento.

Se a nossa mente está forte, podemos colocar o foco na solução dos problemas, ao invés de deixá-la em looping com pensamentos que alteram o estado emocional de forma negativa, evitando assim comportamentos autodestrutivos.  

Se a mente está divagando e não está focada, não podemos realizar o que queremos fazer porque estaremos constantemente distraídos. 

A mente sem foco é como o corpo sem tônus ​​muscular. Ao invés de ajudar, atrapalha!

A forma correta de meditar

Existem técnicas diferentes e poderosas de meditação. Para começar, sugiro que siga os passos a seguir:

  1. sente-se em uma posição confortável e feche seus olhos;  
  2. imagine que você está em um lugar bonito.  Ao usar a imaginação você descontrai a mente;
  3. coloque um discreto sorriso em seu rosto.  Quando sorri, você descontrai também suas emoções;  
  4. respire tão naturalmente e lentamente quanto possível;
  5. leve a sua atenção para o ponto entre as sobrancelhas;
  6. projete nesse ponto a imagem de uma flor, uma chama de vela, um pôr-do-sol, lua cheia… qualquer imagem que desejar, ela deve captar sua mente.  

Agora você está pronto para começar seu treinamento de meditação. 

Ao procurar permanecer focado na imagem, você perceberá sua mente saltando para  todos os tipos de pensamentos.  Não se preocupe, pois é natural que isso aconteça. 

Talvez você possa pensar que é incapaz de meditar, mas é exatamente esse o processo de meditação. 

Se você continuar treinando repetidamente, vai perceber menos dispersões e conseguirá rapidamente trazer a atenção à imagem e permanecer assim por muito mais tempo. Quando isso acontecer sua mente estará mais forte e focada.

Como a meditação fortalece a mente

A meditação reduz o estresse, porque treinamos nossas mentes para estarem focadas e no momento presente, economizando energia valiosa que podemos utilizar para atingir nossos objetivos.  

Passamos menos tempo nos preocupando com as incertezas do futuro ou lamentando os eventos do passado.  Estar focado e mais presente são ingredientes vitais para a felicidade.  

Dispersão mental é talvez uma das maiores fontes de estresse e infelicidade.  Até pouco tempo atrás pensava-se que a dispersão mental seria o resultado da infelicidade, mas na realidade já existem estudos comprovando que provavelmente é o contrário que acontece, a dispersão produz infelicidade.

Conclusão

Com a prática da meditação, você terá mais foco, ou seja, menos dispersões e consequentemente, menos estresse e menos infelicidade, pois será mais eficiente no planejamento da realização de seus objetivos, seja no trabalho, nos esportes, nas artes, nos estudos, nos relacionamentos.Para conhecer mais técnicas de meditação inscreva-se gratuitamente nas aulas de respiração e meditação online do DeROSE Alto da XV

meditação, mindfulness