fbpx

Como a meditação pode te ajudar a reduzir a ansiedade

Você acha que uma pessoa ansiosa tem uma mente dispersa, ou uma pessoa dispersa tem uma mente ansiosa?

Por mais incrível que pareça, pesquisas recentes concluíram que a dispersão mental é uma das maiores causas de ansiedade. O que quer dizer que se você conseguir que a sua mente fique focada, com certeza você vai diminuir o nível da sua ansiedade e aumentar sua felicidade.

Quando a nossa mente está dispersa, desconectada, divagando, o nosso nível de felicidade diminui, geralmente aumenta o nível de ansiedade e perdemos a capacidade de focar no momento presente.

O exercício de meditação é uma das ferramentas mais eficientes que temos para aumentar o foco e nos conectarmos ao momento presente.

Mas atenção: A meditação não serve para controlar seus pensamentos e sim, é uma ferramenta para que você não deixe seus pensamentos te controlarem.

Porém é importante considerarmos que a divagação mental é uma característica da condição humana. É normal que ao realizar algo, a mente esteja em outro lugar, desperdiçando muita energia que poderia estar sendo usada na tarefa a ser executada.

Sentar para meditar está para a mente, assim como ir à academia está para o corpo.

Se você treinar seus músculos para aumentar a força e a flexibilidade, você melhorará o seu desempenho físico, e seu corpo será capaz de servi-lo mais rapidamente e de forma mais eficaz.

Se o seu corpo físico estiver fraco e você precisar fazer algo, ele pode não ser capaz de ajudá-lo, e ainda, pode ser um obstáculo para que você realize o que deseja.

Aqui é importante entender que o mesmo princípio se aplica também à mente!

Se sua mente estiver focada, ela funcionará com mais eficiência. Se sua mente não estiver focada ela será facilmente distraída.

Por exemplo, se estiver passando por um momento de estresse, uma mente focada lhe ajudará a resolver o problema mais rapidamente.

Por outro lado, se ela não estiver focada, o estresse pode apenas aumentar, ou pior, levar a comportamentos inadequados ou até mesmo autodestrutivos.

Se a sua mente anda divagando exageradamente durante suas tarefas, se você perde o foco com frequência, você pode não estar realizando o que deseja de forma eficiente.

Podemos dizer que: uma mente distraída é como um corpo sem força ​​muscular, e se você quer a mente forte e focada, a solução é a meditação!

Mas como a meditação torna a mente mais forte e mais focada?

A melhor forma de entender isso é experimentando.

Vamos fazer um exercício juntos?

Sente-se em uma posição confortável;

Feche seus olhos;
Imagine que você está em um lugar muito bonito e visualizando o horizonte amplo na sua frente. (Usar a imaginação ajuda a aquietar a mente);

Coloque um leve sorriso no rosto. Quando você está sorrindo é mais fácil aquietar suas emoções;

Respire o mais natural e lentamente quanto possível.

Agora que está tudo pronto para iniciar seu treinamento de meditação, leve sua atenção para um objeto imaginário.

Pode ser a imagem de uma flor, a chama de uma vela, um pôr do sol, uma lua cheia ou qualquer outra imagem, desde que seja simples.

Importante: Depois de escolher a imagem, não a altere mais, mantenha o foco nela.

Ao se concentrar nessa imagem, não vai demorar muito e você vai perceber que sua mente divagou para pelo menos dez pensamentos diferentes, então você deve voltar a se concentrar na imagem inicial novamente.

Isso vai acontecer indefinidamente, não se preocupe com quantas vezes você precisar voltar o seu foco para imagem inicial.

Você pode até pensar que não consegue meditar, mas na realidade, perceber que a mente divagou e ter a consciência para voltar ao objeto de meditação faz parte do processo do exercício.

Se você continuar treinando repetidamente, irá perceber que sua mente estará divagando cada vez menos.

Na próxima vez, ao invés de dez, será nove pensamentos, e depois oito, sete, e assim por diante, cada vez menos, até que ela esteja completamente focada em um único ponto em vez de divagar.

Então sua mente estará mais forte e focada.

E se durante o exercício de meditação aparecerem pensamentos importantes?

Pensamentos importantes podem surgir, mas pode ser que apenas pareçam importantes. Isso porque a mente deseja controlar sua atenção.

Eu particularmente prefiro continuar, pois é justamente esse processo de abandonar os pensamentos espontâneos que surgem e retornar ao objeto de meditação que fará você aprender a meditar.

Não se preocupe com isso, pois se os pensamentos forem realmente importantes, eles voltarão quando você terminar o exercício.

É também através desse exercício de meditação que você vai aprender a reduzir o estresse, porque estará treinando sua mente para estar focada no momento presente, economizando energia valiosa que será utilizada para atingir seus objetivos.

Gastar menos tempo se preocupando com as incertezas do futuro ou lamentando os eventos do passado, estar focado e mais presente, é condição fundamental para a felicidade.

Experimente colocar a meditação na sua rotina e depois me conte o resultado.

Ansiedade, concentração, meditação