fbpx

Como extrair o melhor de cada situação

Você conhece aquela frase que diz que aquilo que não nos mata, nos fortalece?

A ideia por trás dela é que tudo o que nos acontece pode ser aproveitado para nos tornarmos melhor.

Quer saber como sair ainda mais forte das situações difíceis e continuar a sua caminhada ainda com mais empolgação?

Hoje vou te mostrar o que faço para extrair contentamento de tudo o que acontece em minha vida.

A verdade é que nem tudo acontece para o melhor, mas com um pouco treinamento e boa vontade todos nós podemos sim extrair o melhor de tudo o que nos acontece.

No mês passado, por telefone, um amigo me confidenciou que estava com COVID e que a recuperação estava sendo difícil e lenta, e mesmo assim ele estava confiante, fazendo de tudo para sair dessa melhor do que entrou.

E de fato, ele se recuperou bem, mas ao retomar sua rotina foi acometido por uma outra enfermidade, agora a Dengue.

Dessa vez percebi em sua voz um certo desânimo.

Pelas palavras entendi que ele, mesmo já se recuperando da Dengue, estava se sentindo uma pessoa de má sorte por ter passado por esses dois eventos seguidos.

Foi quando imediatamente, por impulso, pronunciei a seguinte frase:

Você é uma cara de sorte!!!!

E ele exclamou:

Você está de brincadeira comigo, né?! Primeiro eu contraio COVID, depois Dengue e você diz que sou uma pessoa de sorte. Eu não considero isso sorte não senhor!!!

Então eu expliquei meu ponto de vista:

Você teve COVID e se recuperou, agora Dengue e está se recuperando. Que sorte que você teve por passar por duas situações como essa e estar se recuperando a ponto de em breve poder voltar a ter a sua vida normal.

E então ele exclamou:

Sorte eu tenho por ter um amigo como você que me coloca para cima, mesmo num momento como esse, onde estou me sentindo péssimo e a pessoa mais azarada do mundo. Muito obrigado pelas suas palavras. Você tem razão, sou uma pessoa de sorte sim, e daqui a pouco tempo estarei de volta a minha rotina.

O que acontece é que após situações como essas o nosso cérebro pode inventar ou criar hipoteticamente duas historinhas:

  1. Sou uma pessoa azarada! Nesse caso esse pensamento vai lhe paralisar, colocando você como vítima das situações, fazendo com que seu futuro saia completamente das suas mãos;
  2. Tenho muita sorte! No caso do meu amigo, para a maioria das pessoas que passam por doenças como essas, uma logo após a outra, elas sucumbem ou ficam com sequelas, mas ele está lutando e vencendo, portanto terá sua vida normal de volta em breve.

Claro que são histórias hipotéticas, e considerando que só existem em seu cérebro você tem o poder de escolher a que lhe torna uma pessoa de sorte e não uma pessoa azarada.

A escolha da situação positiva, além de fazer você se sentir melhor, lhe coloca numa posição ativa, de quem constrói o próprio futuro, independentemente das situações adversas. Predispõe você a tomar uma série de atitudes que vai lhe ajudar a sair da situação de forma muito mais rápida.

Ao passo que a escolha negativa, te coloca como vítima de um destino no qual não tem o que fazer, fica à mercê do azar.

Todos nós conhecemos muitas histórias de pessoas que transformaram as suas vidas para melhor após eventos traumáticos. Eventos que poderiam ter sido ainda mais trágicos se elas não tivessem optado por enxergar a situação por um ângulo positivo.

O simples fato de enfrentar um contratempo de forma positiva, vai te induzir a tomar atitudes que irão te ajudar a se recuperar-se imediatamente, ainda que considere trágico os sucessivos eventos que vem acontecendo em sua vida, como foi o caso do meu amigo.

Perceba como suas crenças afetam diretamente as suas ações!

A minha própria vida está recheada de situações que aparentemente seriam terríveis, mas que foram transformadas em experiências extraordinárias, quando percebi que tinha 2 opções em minha mente e escolhi a que me colocava como protagonista da história e não como vítima.

Assim como eu e as inúmeras histórias de pessoas que provavelmente você conhece, você também pode transformar todos os limões de sua vida em deliciosas limonadas.

Da próxima vez que algo que você considera ruim acontecer na sua vida, faça a escolha da perspectiva positiva e lembre-se:

Não é que tudo o que acontece em sua vida seja para o melhor, mas com treinamento, você pode fazer a escolha certa e extrair o melhor de tudo o que lhe acontece.

Se gostou dessa dica, compartilhe com as pessoas que você ama e deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Se quiser saber mais sobre felicidade e realização conheça a plataforma rogerplay.com.

comportamento humano, felicidade, reeducação comportamental, Sucesso