fbpx

O que você faz com seu tempo livre?

Provavelmente você já passou pela experiência de esperar um fim de semana chegar para fazer aquele passeio de bike, praticar seu esporte preferido ou então ler aquele livro que você pretendia ter finalizado no mês passado, mas quando o final de semana chegou você se jogou na frente da TV e maratonou uma nova série no NETFLIX.

Se você me conhece, sabe o quanto considero importante momentos de lazer e descanso.

Mas talvez o que você não saiba é que esses momentos, não necessariamente devem estar prontos. Ter um pouco de trabalho para criá-los pode contribuir para você descansar ainda mais.

Se seus dias são agitados, com muitas tarefas e situações estressantes, é provável que você não veja a hora de voltar para casa, se jogar no sofá e ligar a TV.

Muitas pessoas fazem isso e é perfeitamente justificável, pois a energia se foi no trabalho, ou nos conflitos que precisou gerir durante o dia.

Isso é o mais fácil, mas no fundo o que você gostaria mesmo é de um pouco de ação e aventura.

Talvez seja por isso que esse seja um dos gênero de séries mais assistidos.

Ainda que você esteja muito cansado uma boa noite de sono é realmente a melhor forma para recuperar a energia para encarar um novo dia.

Além disso incluir na rotina pequenas pausas para respirar, relaxar e se conectar consigo mesmo, também é muito importante para conseguir manter as suas baterias sempre carregadas.

Mas não é disso que estou falando.

Descanso consciente

Falo de momentos de lazer mindful, com consciência. Momentos que você precisa criar e não que alguém crie para você.

Se você, assim como eu, quer se manter saudável e melhorar a sua qualidade de vida, precisa prestar atenção no que tem feito para se descontrair.

Talvez sua rotina já inclua alguns bons hábitos, como por exemplo, uma alimentação saudável e ir para academia fazer exercícios, mas ainda assim você pode estar desperdiçando oportunidades para aumentar ainda mais sua vitalidade nos momentos de ócio.

Já parou para pensar no que tem feito nos finais de semana? Será que você está passando o dia assistindo séries, navegando na internet e pedindo aquela comidinha pronta e deliciosa pelo delivery?

Aí você me pergunta: mas Rogério, que mal tem em ficar jogado no sofá assistindo TV e quando tiver fome pedir a minha comida favorita no Ifood? Afinal a semana foi puxada e eu mereço descanso.

Veja bem, não estou dizendo que isso não é importante, você pode e deve fazer tudo isso quando sentir vontade.

Realmente não tem mal algum em se jogar num sofá num fim de semana quando se está cansado! Desde que isso seja uma exceção e não uma regra.

O que quero te mostrar é que apenas essas atividades de lazer, embora elas pareçam descansar, depois de um determinado tempo sem movimentar o seu corpo e sem usar a sua criatividade o que era benéfico pode ser prejudicial.

Pois ainda que o seu trabalho seja braçal ou que você seja um esportista profissional, as suas boas horas de sono já são o suficiente para recarregá-lo.

Mas se você procurar atividades de lazer onde precise usar sua criatividade ou até mesmo movimentar-se, você vai descansar muito mais a sua mente e o seu corpo.

E por mais que pareça que essas atividades cansem, quando você usa a sua criatividade ou movimenta o seu corpo, você vai terminar o final de semana muito mais revigorado, ainda mais se tiver feito isso em boa companhia.

Seria algo como descansar de um cansaço que nem chegou a acontecer!

Dicas de atividades de lazer

Vou listar algumas coisas que gosto muito de fazer nos meus finais de semana e quem sabe isso inspire você para utilizar a sua criatividade ou movimentar o seu corpo enquanto se diverte e descansa a mente das preocupações diárias.

  1. adoro convidar os amigos para ir ao sítio caminhar, e no final do dia fazer uma bela fogueira ao ar livre para comer algo que nós mesmos preparamos, e então filosofar sobre a arte de viver;
  2. quando estou na cidade, sair para caminhar ou pedalar pelas maravilhosas ciclovias de Curitiba é sempre uma boa opção;
  3. Aproveito também para colocar em dia a minha leitura e ainda escrever um pouco. Ler e escrever é uma atividade que descansa muito a minha mente.
  4. Reunir as pessoas que eu amo e preparar uma comidinha me descansa muito mais do que simplesmente ligar para o delivery e encomendar uma pizza. Afinal, em boa companhia até lavar a louça se torna um momento descontraído e divertido.

Como sugestão, procure reunir alguns amigos para praticar um esporte que lhe dê prazer e passe bons momentos em ótima companhia.

Você vai ver como isso é tão revigorante quanto uma boa noite de sono.

O que achou da minha lista?

Escreva nos comentários qual atividade você costuma fazer em seus momentos de lazer e inspire também outras pessoas a fazerem o mesmo.

comportamento humano, mindfulness, ócio criativo