fbpx

Como cultivar o lazer e o descanso e manter a produtividade em alta

Muitas vezes, achamos que se estamos exaustos, é porque estamos sendo produtivos. A exaustão é vista como resultado da produtividade. Mas isso não é verdade.

Precisamos entender que o cultivo do lazer e do descanso é parte importante para mantermos a produtividade sempre em alta.

Isso mesmo, quando dedicamos uma parte do nosso tempo para fazer as coisas que amamos, conseguimos manter nossa empolgação e entusiasmo, e isso eleva a nossa produtividade para níveis inimagináveis.

Mas como isso funciona????

Preste atenção nas suas emoções

Você, provavelmente, já teve dias em que sentiu-se sem aquela alegria que muitas vezes lhe é característica. Um desânimo e uma tristeza incômoda que não dizem a que vieram. Isso é normal, acontece com todos nós.

Por ser algo comum, a maioria das pessoas acredita que essa sensação desagradável passe naturalmente. Na minha opinião essa atitude pode ser perigosa.

Quando encobrimos essa tristeza com prazeres momentâneos, que não nos agregam um valor, é verdade que voltamos a nos sentir melhores e mais dispostos.

Porém, agindo dessa maneira estaremos apenas desviando a atenção do sofrimento, deixando de considerar que a dor existe para nos avisar que algo não está bem.

Devemos aproveitar esses sinais que nosso inconsciente nos envia, através das emoções, para trazermos à consciência algo que precisa ser corrigido em nossas vidas.

É preciso ir fundo na raiz do sentimento para descobrir sua fonte, e evitar que ele volte ainda com mais força.

Quanto mais frequente o sentimento for, ele pode se tornar em uma patologia, como a depressão, por exemplo.

Muitas pessoas estão com a sua vida afetiva, familiar e profissional prejudicadas pela falta de atenção em seus sentimentos. Fogem da responsabilidade da mudança, colocando a culpa pelas suas insatisfações em qualquer pessoa ou situação, que não elas mesmas.

O ideal seria identificar a fonte da sua tristeza, utilizar esse sinal de alerta para agir imediatamente.

A seguir eu vou te ensinar alguns recursos que eu mesmo utilizo quando percebo momentos de baixo astral afetando a minha produtividade.

Os acionadores de felicidade

Cada um de nós possui valores. Sejam conscientes ou não, eles nos guiam para sermos aquilo que somos, ou deveremos ser. Algumas atividades estão relacionadas intimamente com esses valores, e muitas vezes elas se tornam hábitos, tornando nossa vida mais leve.

Eu tenho o costume de fazer algum tipo de atividade física regularmente: corrida, pedalada ou uma caminhada mais longa para curtir a natureza. Isso eleva meu astral, pois está ligado com o meu valor de saúde.

Também gosto muito de sair com meus amigos para filosofar, enquanto saboreamos um café em algum lugar inspirador. Falar sobre ideias de transformação do ser humano e do mundo, me trás a sensação de felicidade.

Quando deixo de fazer essas atividades, minha alegria começa a baixar, a produtividade cai e isso me serve de sinal de alerta.

Na minha opinião, disciplina é manter a consciência sempre elevada, em alto astral. Quando isso não acontece, a produtividade cai.

Minha dica é que você torne-se mais consciente das atividades que estão conectadas com seus valores, ou seja, tome mais consciência do que podemos chamar de acionadores de felicidade.

Para isso, liste seus acionadores de felicidade para consultá-los e usá-los sempre que sentir-se desanimado, com o nível de produtividade caindo.

  • Em uma caderneta ou app, relacione 15 a 20 coisas que você faz que elevam seu astral;
  • coloque em ordem hierárquica pelo nível de satisfação que a atividade lhe proporciona;
  • Quando sentir-se triste, consulte sua lista e identifique quais das atividades você deixou de fazer;
  • coloque essa atividade de volta em sua rotina, imediatamente.

Faça isso e veja como em pouco tempo seu brilho e entusiasmo irão voltar naturalmente e de forma consistente.

Eu garanto pra você, que essa é a forma mais adequada de cultivar o lazer e o descanso, se libertando da exaustão como símbolo de produtividade.

Quando entendemos que se dedicarmos uma parte da nossa agenda para os acionadores de felicidade” a nossa produtividade aumenta, vamos valorizar muito mais os nossos momentos de lazer e descanso sem peso na consciência.

comportamento humano, felicidade, Produtividade