fbpx
Faltou Tempo

Como não perder tempo e fazer tudo o que mais gosta?

Eu sei que você tem muita coisa para fazer, e sei que ao mesmo tempo falta-lhe tempo para você
conseguir fazer tudo, tudo aquilo que gostaria de fazer.

Se você quiser ganhar mais tempo para fazer todas as coisas que são prioridades na sua vida, então saiba como priorizar.

Nesse artigo vou dar uma dica que compartilhei com uma amiga enquanto conversávamos em um café. Foi muito legal, passamos uma tarde inteira conversando e uma das coisas que ela me relatava era isso:

Rogério, eu gosto de muitas coisas, eu quero fazer muitas coisas, mas ao mesmo tempo eu não tenho tempo para fazer todas essas coisas que eu gosto!

E aí começamos a conversar sobre isso e eu dei algumas dicas que espero que funcione na vida dela e espero que funcione para você também.

Então qual a primeira coisa que nós devemos fazer se quisermos ter mais tempo?

Elimine 80% das coisas que você faz

Bom, provavelmente você já ouviu falar da Lei de Pareto. Se não conhece, ela diz que no geral o resultado que você tem depende apenas de 20% das coisas que você faz no seu cotidiano.

Então vamos imaginar que você tem uma arrecadação de 2000x por mês.

Essa arrecadação se refere somente à 20% das coisas que você faz e os 80% das coisas que você faz no seu dia a dia, não lhe dão esse resultado. Sim, só 20% do seu esforço realmente trazem aquilo que você quer.

Então o primeiro passo quando nós queremos ter mais tempo na nossa vida é eliminar 80% daquelas coisas que não nos traz um resultado imediato.

Faça uma relação de tudo aquilo que você faz, na sua vida, e veja quais delas realmente te dão resultado. E a
partir daí você foca apenas nas 20%.

Mas como que eu vou conseguir separar esses 80%, como é que vou conseguir tirar esses 80% fora?

É bem simples.

Tenha um propósito

Primeiro você tem que ter bem claro, na sua vida, qual é o seu propósito, qual é a sua principal meta, qual o seu propósito da sua vida.

Uma vez decidido isso, você faz essa relação dessas outras coisas e analisa.

Vamos imaginar que você gasta três horas por dia lendo. Dessas três horas, quais são os assuntos que realmente te ajudam a atingir a sua meta?

Digamos que seja, somente uma hora. Então descarte aquelas duas horas, e fique com aquilo que vai contribuir para a meta principal. Aquilo que não vai contribuir tire da lista de prioridades.

Outro exemplo é estudar inglês. Quanto tempo estudar?

Dedique a estudar inglês até aquele ponto que permita ajudar no seu principal propósito. Por exemplo, para mim é importante saber inglês, mas no nível que me permita ler livros, fazer uma palestra num outro país quando eu viajo, conversar com as pessoas… pra mim é esse nível de inglês que eu preciso. Então vou me dedicar um tempo para conseguir isso aí. Não vou dedicar nem mais, nem menos.

Espero que você goste dessa dica e que ela tenha sido útil para você.

Se você quiser tirar mais alguma dúvida deixe um comentário.

Se você gostou, curta, dê um like, compartilhe com uma pessoa que você acha que seria interessante.