fbpx

Melhore o seu sono com esses 2 rituais simples

Você sabia que a qualidade do sono está diretamente relacionada à nossa saúde mental? Se você tem dormido mal e deseja fugir dos efeitos colaterais das medicações alopáticas, continue lendo este artigo até o final para descobrir como eu melhorei meu sono após começar a praticar esses rituais simples e práticos.

Infelizmente, muitas pessoas começam o dia com pressa e terminam no mesmo ritmo, prejudicando sua qualidade de sono. Dormir mal pode levar a uma série de problemas de saúde, como agravamento de doenças crônicas, aumento do estresse e da ansiedade, além de comprometer a produtividade no trabalho e a qualidade de vida em geral.

É por isso que é fundamental ter um ritual para preparar o corpo e a mente ao acordar e antes de dormir.

O ritual matinal

Eu tenho uma rotina matinal que pode ajudar a preparar o corpo e a mente antes de acelerá-los.

Começo com um banho frio, seguido por uma meditação curta de 5 minutos e um planejamento do dia. Depois, anoto as coisas pelas quais sou grato na minha vida e leio algo inspirador. Em seguida, faço exercícios de ioga e preparo um café da manhã saudável. Essa rotina me deixa pronto para acelerar meu corpo e mente ao longo do dia, sem deixar que a mente me atrapalhe.

O ritual noturno

E à noite, eu tenho uma rotina que me ajuda a relaxar e a dormir melhor. Faço exercícios aeróbicos, como bike, esteira ou caminhada ao ar livre. Depois, tomo um banho quente, como algo leve e faço uma reflexão sobre como foi o dia e analiso o que eu poderia ter feito para que o meu dia fosse ainda melhor. Leio algo agradável, medito um pouco mais e me preparo para dormir e acordar no dia seguinte melhor ainda.

Benefícios da meditação para a qualidade do sono

Segundo estudos, a meditação é uma prática que pode ser muito benéfica para melhorar a qualidade do sono. Como você percebeu, eu começo e termino meu dia com ela, pois a meditação ajuda a acalmar a mente e reduzir o estresse e a ansiedade. Além disso, a meditação pode ajudar a regular os ciclos do sono, tornando o sono mais profundo e reparador. Por isso, incluir a meditação em seu ritual matinal ou noturno pode ser muito útil.

Vale lembrar que esses rituais ajudam muito a melhorar o sono, mas existem outros fatores que também interferem no sono. Se você me acompanha já sabe que a alimentação, a temperatura, luminosidade, ruídos e o conforto da cama também são importantes fatores para dormir bem.

Espero que estas dicas te ajudem a melhorar a qualidade do sono e, consequentemente, a ter uma vida mais saudável e produtiva. Lembre-se de que ter um ritual matinal e noturno é essencial para preparar o corpo e a mente para as atividades do dia e para um sono reparador à noite.

Não se esqueça de compartilhar este artigo com amigos e familiares que também precisam melhorar sua qualidade de sono.

estilo de vida, meditação, reeducação comportamental, rotina diária