fbpx

Os dois lados da mesma moeda

Medo e coragem, sucesso e insucesso, felicidade e infelicidade, são todos a mesma coisa, apenas diferentes lados da mesma moeda. Tecnicamente, tem como você reverter isso, como você virar a moeda para o lado que você gostaria.

Isso mesmo! Tudo que se manifesta na natureza tem essa lógica, tem uma polaridade, o seu oposto. Por exemplo: a preguiça e a determinação, a alegria e a tristeza, a inveja e a admiração. Tudo na natureza é polarizado.

Para sair de um extremo e ir para o outro, o primeiro passo é perceber isso.

Às vezes as pessoas tentam ensinar isso apenas logicamente. “É só você sair de um lado e para o outro. Se você está sentindo tristeza, pensa em alguma coisa alegre”.

Isso pode funcionar?

Sim, para alguns casos funciona. Se você está sentindo inveja, ok! Comece a admirar aquela pessoa. Em alguns casos só isso já funciona. Entretanto, para a maioria não. Porque é preciso que junto com essa atitude, se acrescente uma técnica.

Vamos imaginar que você está se sentindo mal. Então ao invés de ir para casa e apagar todas as luzes, colocar uma música deprê e ficar curtindo essa fossa, você pega essa energia e transforma em uma atitude, coloca uma música legal e liga para alguma pessoa que eleve o seu astral.

Esse é o primeiro passo, agora junto com isso, você associa uma técnica da respiração.

Outro exemplo para ilustrar:

Quando eu estou com preguiça a minha respiração às vezes fica lenta e sem ritmo nenhum,fico bocejando, às vezes ela acelera um pouco, depois ela volta a ficar lenta de novo, e isso gera um estado de preguiça.

Agora, se eu substituo o pensamento, “puxa, não, eu preciso produzir, eu estou com preguiça hoje, mas preciso produzir” e acrescento a essa atitude uma respiração mais dinâmica, por exemplo, uma respiração acelerada, isso já vai dar um outro resultado.

Então mudo a minha atitude e automaticamente mudo a minha respiração.

Se quero mais determinação eu coloco uma atitude determinada e ao mesmo tempo uma respiração determinada.

A respiração, neste caso, é rápida e ao mesmo tempo com um ritmo.

Agora imagine que você esteja num estado de consciência meio depressivo, com a respiração muito superficial e sem vontade de fazer nada.

Então, o que tem que fazer? O oposto disso.

Primeiro a atitude de ligar para alguém,de iniciar alguma coisa, de sair para caminhar, de sair com meus amigos, de fazer alguma coisa. E junto com isso mudar para uma respiração completa, ao invés de uma respiração superficial. Uma respiração mais longa, mais profunda.

Esse tipo de respiração engloba uma respiração baixa, respiração média e a respiração alta, que vai mudar o meu estado de consciência.

Para lembrar!

Tudo que se manifesta na natureza tem uma lógica de ter o seu oposto.

Se estamos num estado de preguiça, temos um outro estado, de determinação. Para fazer a mudança, primeiro mudamos atitude, depois mudamos a respiração.

Se estamos inseguro, do outro lado temos a segurança. O estado de consciência da insegurança é aquele estado onde eu começo a pensar negativo: “acho que isso não vai dar certo, não vou conseguir”, então tenho que mudar a atitude primeiro: “vai dar certo sim, eu vou conseguir” e ao mesmo tempo, agora, eu mudo uma respiração.

Observo como estava a respiração quando eu estava me sentindo inseguro. Aquela respiração superficial, quase que inexistente, aí eu mudo atitude e começo a fazer uma respiração completa. Isso vai transformar completamente o meu estado de consciência e vai manter esse estado de consciência. Não vai ser apenas uma coisa paliativa.

O que achou dessa dica? Se você gostou ou ficou com alguma dúvida coloque um comentário abaixo, compartilhe com uma pessoa que você saiba que vai gostar de conhecer esse assunto.

autosuperação, respiração