fbpx

Cuidado com a dispersão! Isso pode estar te deixando infeliz

Você já teve a sensação de estar em um local e sua mente em outro? E qual foi o resultado disso? É bem possível que sua resposta tenha sido: infelicidade e insatisfação, não é mesmo?

E se eu te disser que esse problema pode ser evitado?

Então, respire fundo, leia este artigo e aproveite a dica!

Antigamente, a ciência achava que uma pessoa infeliz tornava-se uma pessoa dispersa.

Entretanto, nas mais recentes pesquisas, ficou comprovado que é justamente o contrário que acontece e, tal como os antigos mestres da meditação já diziam, a ciência atual também confirma isso: uma mente dispersa é uma mente infeliz, e não o contrário.

Veja aqui uma matéria que cita a pesquisa da revista científica Science.

Vou dar um exemplo: já percebeu que durante o banho é um dos poucos momentos em que temos um pingo de paz?

Embaixo do chuveiro, você relaxa e encontra um estado quase meditativo. Sua criatividade aflora e ideias interessantes surgem.

Parece que, durante o banho, o peso do mundo fica um pouco mais leve sobre os nossos ombros…

Por que isso acontece? Porque ali não tem celular, nem pessoas ou coisas demandando sua atenção. Hoje em dia, vivemos constantemente com algo fora de nós exigindo nossa atenção.

Quando estamos totalmente voltados para o exterior, não sobra tempo para olhar para dentro e encontrar paz conosco mesmos.

Essa experiência que temos durante o banho é surpreendentemente similar à prática da meditação. Na meditação, também buscamos nos desconectar do mundo exterior, encontrar um estado de presença e acalmar a mente inquieta.

Por isso, é importante também reservar um tempo em nosso dia para praticar a meditação ou desconectar um pouco das pressões externas.

Assim como o banho nos oferece um breve momento de tranquilidade, a meditação ou uma pausa que fizermos ao longo do dia pode nos proporcionar uma paz interior duradoura.

É um convite para olharmos para dentro, encontrar equilíbrio e cuidar da nossa saúde mental.

Portanto, da próxima vez que estiver tomando um banho relaxante, lembre-se dessa sensação e aproveite-a como um lembrete para incluir a meditação e momentos de pausa para relaxar em sua rotina diária.

Espero que você tenha gostado deste artigo. Se você gostou, quero lhe pedir duas coisas: a primeira é que siga meu perfil nas redes sociais, e a outra coisa é que compartilhe este artigo com todos que conhece e que precisam encontrar momentos de paz durante o cotidiano, pois você pode ajudá-los a melhorar sua saúde mental.

Juntos, podemos fazer uma grande diferença na vida de muitas pessoas.

estilo de vida, felicidade, meditação, reeducação comportamental