fbpx

Silencie o morador invisível da sua mente

Friedrich Nietzsche disse certa vez que es denkt in mir (algo pensa em mim). O que me faz pensar que todos temos um roommate, um “morador invisível” dentro da nossa cabecinha que fica o tempo todo dando pitaco, dando palpite na nossa vida.

Às vezes ele fala alguma coisa boa. Assim nos sentimos confortáveis e nem sentimos sua presença.

Mas às vezes esse “morador invisível” não dos deixa dormir, fica lá disparando pensamentos – tarará, tarará, tarará, tarará – o tempo todo sem parar.

Como a mente funciona

Imagine que seu ser é uma empresa e, como toda empresa, deve ter um chefe responsável por arrumar tudo, para fazer as coisas funcionarem bem.

Assim também funciona o nosso corpo. Esse é o papel da nossa mente, planejar. Ela fica o tempo todo querendo consertar as coisas que, na visão dela, não estão bem.

Vejamos um exemplo prático:

Imagine que você foi a uma entrevista para um novo trabalho, e você não teve a performance que esperava. A partir daí sua mente começa um diálogo: – Ahh! Você poderia ter feito assim, você poderia ter feito assado.

Até aí tudo bem. O problema é que você chega em casa e quer dormir e ela continua o diálogo: – Ahh! Mas você deveria ter feito assim, mas você deveria ter feito assado… e assim vai, continua e nunca para.

Ou outro exemplo, que pode ilustrar bem esses tempos de quarentena:

Você está dentro de casa e sua mente percebe que você está muito tempo trabalhando, nos livros ou no computador, e ela percebe que você não comeu.

Como ela sabe que você precisa fazer uma pausa, ela dispara: – olha você precisa comer, está muito tempo parado. (isso é bom!)

Então, você obedece e levanta-se para comer.

Logo depois a mente começa de novo: – Olha, você comeu demais! Desse jeito você vai ficar gordo, afinal você está em quarentena.

E assim inicia-se uma eterna discussão que gera um sentimento de culpa que lhe impede de descansar.

A razão disso é explicada por pesquisas que mostram que nosso cérebro, apesar de ser aproximadamente apenas 3% do nosso peso corporal, gasta em torno de 20% da energia de todo o nosso corpo.

Imagine se ele estiver ativo o tempo todo tentando resolver esses problemas que não precisavam ser resolvidos. Quanta energia desperdiçada!

Se a entrevista do novo trabalho já aconteceu, ou você já comeu mais do que era necessário, a mente não precisa mais ficar ali questionando o que passou, pois isso não vai mudar.

Como silenciar a mente

Percebeu que o seu roommate, que o seu “morador invisível”, começou a falar muito, pare tudo e respire fundo.

Inspire e expire profundamente de forma bem lenta, até a mente ir parando, parando, parando.

Quando temos pouco oxigênio no corpo a mente a ficar mais agitada. Quanto mais oxigênio mais energia teremos e a mente tende a se aquietar.

Fazem 25 anos que eu pratico, estudo e ensino meditação e muitas vezes noto que ao sentar para meditar a mente está agitada, que meu morador invisível está dando muito pitaco na minha vida.

Então, antes de iniciar o processo de meditação, faço vários ciclos de respiração profunda, sempre pelas narinas.

Faça isso você também e perceba a sua mente se aquietar.

O segundo passo é conversar com a sua mente. Isso mesmo!

Assuma o controle usando palavras positivas.

Palavras são energia, e as palavras mais fortes são aquelas que dizemos para nós mesmos.

Preste atenção nisso! Esse simples detalhe é muito importante.

Experimente dizer: – Olha! Tudo bem, você poderia ter ido melhor na entrevista do novo trabalho, mas você fez o seu melhor, não fez? Da próxima vez que você for a uma entrevista, com certeza colocará em prática o aprendizado.

Ou então: – É verdade, talvez você tenha comido muito, lembre-se na próxima refeição de comer menos.

É simples assim! Na realidade, você tem que aprender a conversar com você mesmo, sempre de uma forma positiva.

Recapitulando:

1 – respiração profunda;
2 – Diálogo interno positivo.

Se você não respirar profundo, não irá conseguir conversar positivamente com você.

Jamais fale de forma negativa consigo mesmo, nem de brincadeira!

Ao aprender a falar com você mesmo de forma positiva, você pode transformar completamente a sua vida, e das pessoas que estão a volta, porque a sua qualidade de vida vai melhorar muito.

Experimente, siga essas dicas e depois coloque aqui nos comentários o resultado. Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais.