fbpx

Prepare-se para ser homem em primeiro lugar

Lembro de uma vez em que meu pai me perguntou o que eu gostaria de ser quando me tornasse adulto.

Nessa época eu era apenas uma criança que morava às margens de uma rodovia em uma pequena cidade de Minas Gerais, e meu universo limitava-se a um cenário onde um dos meus maiores passatempos era observar os caminhões que ali passavam.

Então respondi ingenuamente que queria ser caminhoneiro. Ele, sábio e curioso, me perguntou o motivo da escolha.

Minha resposta foi imediata: Quero conhecer o mundo inteiro! Foi quando ele me transmitiu um conhecimento que guardei para a vida toda e a partir dali vi que eu poderia expandir meus horizontes.

Meu pai me disse que existem muitas profissões que permitem viajar e conhecer o mundo. Que se esse fosse o meu verdadeiro sonho, a maneira como iria realizá-lo pouco importaria. Poderia ser como caminhoneiro ou outra atividade qualquer.

Os anos se passaram e hoje sou Empreendedor do DeRᴏsᴇ Mᴇᴛʜᴏᴅ. Viajo o mundo ministrando cursos e palestras, ajudando pessoas no mundo inteiro a encontrarem o seu propósito na vida.

E como a vida é cíclica, quando o meu filho me pediu opinião sobre o que ele deveria ser quando crescesse, lembrei de meu pai e encontrei nas palavras do grande J.J. Rosseau a resposta para o meu filho: “…não se prepare para ser nem magistrado, nem soldado, nem padre; prepare-se para ser homem em primeiro lugar; tudo o que um homem deve ser, será capaz de ser, se preciso, tão bem quanto qualquer outro. E, ainda que a fortuna o faça mudar de lugar, estará sempre no seu”.

Carreira, Escolhas de Futuro, estilo de vida, Sucesso