etica e consciencia

Porque algumas pessoas são mais éticas do que outras

Quando nós temos ética não significa que somos bonzinhos. Ser ético ou não ser ético não tem a ver com bondade ou maldade. O que acontece dentro da nossa cabeça que nos faz ético ou não?

É importante nós entendermos que quando dizemos que uma pessoa não é ética, estamos dizendo que ela não tem consciência.

Ser ético ou não ser ético tem a ver com ter consciência ou não ter consciência.

Quando nós expandimos a nossa consciência, quando nós nos tornamos pessoas mais conscientes, nós nos tornamos éticos voluntariamente.

Não é uma necessidade, não é uma obrigação sermos éticos. Como é que isso
funciona?

Vamos dar um exemplo aqui de uma criança.

Às vezes ela fala para o pai que tomou banho. Mente, ou seja, é antiética achando que levou vantagem por isso.

Agora compare a seguinte situação.

Você chega em casa e por algum motivo qualquer como, falta de água, você não pode tomar banho. Você vai se sentir triste por isso, ou vai ficar feliz e dizer: que bom que eu não tomei banho?

Provavelmente você vai ficar triste.

Para você tomar banho não é uma obrigação. Para você tomar banho é um privilégio. Ou seja, você sabe o quanto que tomar banho vai ser bom pra você mesmo, e você não considera isso uma obrigação, e sim um prazer. É um privilégio você ser ético porque você tem consciência do que aquilo vai acarretar na sua vida.

Isso vale para outras situações também, por exemplo, uma pessoa que não tem muita consciência, acha que ela tem a obrigação de falar a verdade para seu companheiro ou companheira, ela não sente que isso é um privilégio.

Uma pessoa que tem consciência se sente privilegiada por estar numa relação afetiva que lhe permite falar a verdade.

O mesmo vale para a honestidade ou para qualquer outra coisa. Uma pessoa que é honesta, e faz isso por consciência, ela não se sente obrigada a ser honesta, para ela é um privilégio poder pagar as suas contas em dia, poder cumprir com seus compromissos.

Ética é mais uma questão de consciência do que de obrigação

Resumindo as pessoas éticas são conscientes, elas sabem do privilégio que têm. E as pessoas antiéticas?
Elas não têm consciência de quanto se beneficiariam sendo éticas.

Você sabia que o DeROSE Method tem ferramentas que levam a expansão da consciência?

Eu posso lhe ajudar a sentir-se mais privilegiado do que obrigado a fazer o que é o melhor para sua vida. Saiba como clicando nesse link.

Comente abaixo o que você acho desse artigo e compartilhe com seus amigos.