fbpx
Photo by Peter Fogden on Unsplash

Por que não realizamos nossos sonhos?

Na minha profissão encontro com certa frequência pessoas com um problema recorrente – “por que não consigo realizar os meus sonhos?”

Um sentimento forte de insatisfação e baixa autoestima, geralmente acompanham as pessoas que têm dificuldade em realização pessoal.

Antes de mais nada é preciso ter uma noção muito clara de qual é a vida que você quer realmente viver, e qual é a vida que você está vivendo hoje.

Os sonhos são o alimento da nossa alma, o motivo pelo qual precisamos realizá-los. Se não corrermos atrás da realização dos sonhos não estaremos alimentando a nossa alma, a nossa essência.

Quais serão as consequências disso?

Ela vai morrer, a essência vai minguar e aí a vida, consequentemente, vai perder o sentido.

Da mesma forma como é preciso alimentar o corpo físico para ele não adoecer, também é preciso alimentar a essência através da realização dos sonhos.

Quando a essência é privada da realização dos sonhos, surgem algumas consequências como, em geral, vícios e compulsões.

E como saber se estamos indo em direção à realização dos sonhos ou não?

Os sintomas abaixo são muito evidentes, quando nos afastamos da realização dos sonhos.

Infelicidade

O primeiro deles é infelicidade. Um desgosto fica presente o tempo todo, como se estivesse faltando alguma coisa que não sabemos muito bem o que é.

Tédio

O segundo é o tédio. Ficamos geralmente entediados com muita facilidade com as coisas que temos para fazer, como o trabalho e outros desafios que surgem no cotidiano.

Culpa

Outro sentimento recorrente é a culpa. Muitas vezes nem sequer conseguimos identificar qual o motivo dessa culpa.

Baixa autoestima

Claro que a baixa autoestima também nos acompanha quando não estamos realizando nossos sonhos. Nos sentimos desprezíveis, achamos sempre que a vida dos outros é melhor que a nossa.

Vícios e compulsão

Finalmente a coisa se avoluma de tal maneira que entram agora os vícios e as compulsões. Ficamos viciados na internet, em televisão, em bebida, em comida, em coisas que nos impedem cada vez mais de realizar nossos sonhos.

Doenças

Até que chega um ponto que o problema se transforma em doença mesmo.

Primeiro começam as doenças emocionais, por exemplo, ansiedade e depressão, depois a coisa se somatiza a tal ponto onde o corpo começa a adoecer e a perecer.

A maioria de nós tem duas vidas, uma vida não vivida e uma vida que nós vivemos. Eu gosto muito dessa frase de Steven Pressfield porque ela mostra com muita clareza, que nós vivemos, em geral, uma vida e desejamos outra.

A vida que nós desejamos é a vida dos nossos sonhos, e por que nós não os realizamos?

O motivo é simples: nós não temos sonhos. Ao invés de sonhos, temos fantasias.

Qual a diferença entre um sonho e uma fantasia?

A diferença é básica e fácil de entender… Quando temos sonhos, todos os dias damos um passo em direção à realização deles através de metas e objetivos bem traçados.

Quando temos fantasias, nós só desejamos, por exemplo: – um dia quero morar em Nova York, outro dia quero casar e ter filhos, e no outro quero escrever um livro. Temos vários desejos, mas não fazemos nada pra concretizá-los.

Quando temos um sonho, sabemos onde queremos chegar e todos os dias tomamos ações, ainda que sejam pequenas, que nos aproximam da realização. Assim temos um verdadeiro sonho e não uma fantasia.

Então, a primeira dificuldade é ter claro qual é o sonho: – o que quero realizar daqui quatro anos, o que quero daqui cinco anos, o que quero daqui vinte anos. Vale até anotar esses sonhos.

Depois traçar estratégias e tomar as ações efetivas no dia-a-dia para chegar até lá, por exemplo: se você deseja morar num outro país de língua estrangeira, a primeira coisa que você precisa fazer é aprender a língua daquele país.

Ainda surgirão outras dificuldades com um único objetivo: preparar você para chegar lá e realizar os seus sonhos.

Não devemos encará-las como uma coisa negativa. A intenção é dar a elas um significado.

Em geral quando surge um problema na nossa vida e nós não damos um significado pra ele, entramos em desespero.

Então, a cada obstáculo que surgir dê um significado para ele.

Vamos pegar o exemplo anterior. Imagine que você está planejando ir morar num outro país e estabelece as metas: primeiro aprender a língua estrangeira e depois juntar uma quantia determinada de dinheiro. E então vem uma crise no seu país. Pronto! O primeiro obstáculo.

Você pode ficar chateado com isso e achar que realmente não era pra ser, e aceita qualquer desculpa para não realizar seu sonho.

Ou você pode olhar para a situação de uma outra forma e dar-lhe um significado. Como surgiu uma crise financeira, isso significa que é preciso aprender a lidar com o dinheiro em momentos de crise e em momentos onde a economia está crescendo.

Neste caso, você passa a ganhar mais habilidade, fazendo outros tipos de investimentos até chegar na quantia que precisa para ir para aquele outro país.

É claro que esse é um exemplo simples, mas ele nos ensina que os obstáculos servem para nos preparar para a realização dos nossos sonhos. Quando ele surgir, dê um significado pra ele, não entre em desespero.

Coloque isso em prática já, à partir de hoje, na sua vida.

Lembre-se disso! Surgiu um obstáculo, dê um significado para ele e você vai ver como, a cada dia que passa, você vai chegar mais próximo da realização dos seus sonhos.

Ficou com alguma dúvida ou tem algum comentário a fazer sobre esse assunto? Deixe um comentário aí abaixo e contribua com o blog.

Sucesso