fbpx
O Conto da Vaquinha

O Conto da Vaquinha e o que isso tem a ver com seu sucesso

Dizem que a melhor forma de se aprender algo é através das histórias. Por esse motivo, nesse artigo trago um conto que fala sobre câmbio, sobre mudança, sobre transformações na nossa vida.

A primeira vez que ouvi essa história, ela me fez refletir e tomar grandes decisões. E sempre que conto isso para os meus alunos, alguns deles acabam tomando decisões importantes em suas vidas.

Então aproveite para refletir, você também, lendo o artigo ou assistindo ao vídeo no final da página.

A Vaquinha

Diz -se que há um tempo atrás, um sábio que estava viajando com seus discípulos, encontrou uma casa de uma família onde foram pedir abrigo e alguma coisa para comer.

Chegando lá viram que a família estava em dificuldades. Roupas sujas, a casa toda suja, não tinham quase que comida direito. Era realmente uma família muito pobre. Então, o sábio, junto com seus discípulos, ficou com pena daquelas pessoas e chamou o chefe de família para saber como eles faziam para sobreviver e porque estavam naquela situação.

O chefe de família, disse: “olha, está vendo ali aquela vaquinha? Graças àquela vaquinha nós temos o que comer, dela tiramos nosso sustento”.

A solução do sábio

O sábio refletiu sobre aquilo e após um tempo retomou viagem com os discípulos. Durante a caminhada, conversando com os discípulos sobre aquela família, ele chamou um deles e fez um pedido: “volta lá naquela casa e joga aquela vaquinha morro abaixo”.

Os discípulos ficaram meio assustados! “Mas sábio como que nós vamos fazer isso, é a única fonte de renda deles?”. O sábio existiu: “volta lá e faça isso”.

O discípulo voltou, pegou a vaquinha e a empurrou morro abaixo, e a vaquinha, obviamente, morreu. Ele ficou com aquilo na cabeça, com a consciência um pouco pesada, mas mesmo assim, todos seguiram caminho.

Tempo depois, quando retornavam da sua jornada, pararam na mesma casa e, para a surpresa dos discípulos, encontraram a mesma família em uma situação bem diferente. Agora estavam muito bem, o jardim estava muito bem cuidado, a casa estava muito bem cuidada e o sábio, mais uma vez, foi conversar com o chefe da família.

Perguntou para o chefe da família o que tinha acontecido e o homem respondeu: “Mais ou menos um ano atrás, a nossa única fonte de renda, que era uma vaquinha, caiu morro abaixo, e morreu. Ficamos sem ter como conseguir sustento, sem renda e sem alimento, com muita dificuldade, então, encontramos talentos em cada um de nós que nem mesmo sabíamos que tínhamos e que era possível.”

Os discípulos ficaram espantados com aquilo, olharam para o sábio e entenderam qual foi a mensagem que ele queria passar, e seguiram caminho.

Novamente, durante a caminhada, o sábio olhou para os discípulos e perguntou: “vocês viram o que aconteceu ali? Aquela família, que só tinha uma única vaquinha pra sua subsistência, quando a perderam, se transformaram em pessoas prósperas. Agora eu faço a pergunta pra vocês. Qual é a sua vaquinha?”

Conclusão

Essa reflexão que o sábio pediu para os seus discípulos fazerem, é a mesma que peço para vocês fazerem agora.
O que você precisa jogar morro abaixo para transformar a sua vida e descobrir em você talentos que nem você imagina que tem?

Se você gostou da reflexão e quiser saber como posso te ajudar a fazer grandes mudanças em sua vida, cadastre-se aqui para um encontro comigo, presencial ou online, sem compromisso, onde vamos fazer uma análise dos seus sonhos, projetos e situação atual.

Te espero!

 

Alta Performance Empresarial, comportamento humano, evolução humana, Sucesso, superação