fbpx

Mantenha sua empolgação e entusiasmo sempre em alta

Você provavelmente já teve dias em que sentiu-se sem aquela alegria que muitas vezes lhe é característica. Um desânimo e uma tristeza incômoda que não dizem a que vieram. Isso é normal, acontece com todos nós.

Por ser algo comum, a maioria das pessoas acredita que essa sensação desagradável passe naturalmente. Na minha opinião essa atitude pode ser perigosa.

Preste atenção na dor

Quando encobrimos essa tristeza com prazeres momentâneos, que não nos agregam um valor, é verdade que voltamos a nos sentir melhores e mais dispostos.

Porem, assim, estaremos apenas desviando a atenção do sofrimento, deixando de considerar que a dor existe para nos avisar que algo não está bem.

Devemos aproveitar esses sinais que nosso inconsciente nos envia, através das emoções, para trazermos à consciência algo que precisa ser corrigido em nossas vidas.

É preciso ir fundo na raiz do sentimento para descobrir sua fonte, e evitar que ele volte ainda com mais força.

Quanto mais frequente o sentimento for, ele pode se tornar em uma patologia, como a depressão, por exemplo.

Muitas pessoas estão com a sua vida afetiva, familiar e profissional prejudicadas pela falta de atenção em seus sentimentos. Fogem da responsabilidade da mudança, colocando a culpa pelas suas insatisfações em qualquer pessoa ou situação, que não elas mesmas.

Disciplina e produtividade

Abaixo lhe dou uma dica para você identificar imediatamente a fonte da sua tristeza. Eu mesmo uso esse recurso em meus momentos de baixo astral.

Cada um de nós possui valores. Sejam conscientes ou não, eles nos guiam para sermos aquilo que somos, ou deveremos ser. Algumas atividades estão relacionadas intimamente com esses valores, e muitas vezes elas se tornam hábitos, tornando nossa vida mais leve.

Eu tenho o costume de fazer algum tipo de atividade física regularmente: corrida, pedalada ou uma caminhada mais longa para curtir a natureza. Isso eleva meu astral, pois está ligado com o meu valor de saúde.

Também gosto muito de sair com meus amigos para filosofar, enquanto saboreamos um café em algum lugar inspirador. Falar sobre ideias de transformação do ser humano e do mundo, me trás a sensação de felicidade.

Quando deixo de fazer essas atividades, minha alegria começa a baixar, a produtividade cai e isso me serve de sinal de alerta.

Na minha opinião, disciplina é manter a consciência sempre elevada, em alto astral. Quando isso não acontece, a produtividade cai.

Acionadores de felicidade

Minha dica é que você torne-se mais consciente das atividades que estão conectadas com seus valores.

Para isso, faça uma lista com itens que eu chamo de acionadores de felicidade para usar sempre que sentir-se desanimado.

  • Em uma caderneta ou app, relacione 15 a 20 coisas que você faz que elevam seu astral;
  • coloque em ordem hierárquica pelo nível de satisfação que a atividade lhe proporciona;
  • Quando sentir-se triste, consulte sua lista e identifique quais das atividades você deixou de fazer;
  • coloque essa atividade de volta em sua rotina, imediatamente.

Faça isso e veja como em pouco tempo seu brilho e entusiasmo irão voltar naturalmente e de forma consistente.

Em minha consultoria, costumo fazer um acompanhamento com meus alunos, identificando os valores que estão conectados com cada atividade. Se precisar de ajuda com sua lista, deixe um comentário abaixo ou me envie um email.