fbpx

Inclua na sua rotina coisas que alimentam a sua alma

Vamos chamar de coisas que alimentam a sua alma as coisas que você gosta e fazer. É muito importante que você as coloque nas suas pausas estratégicas, ou nos seus momentos de ócio criativo.

Qual a importância do ócio criativo na sua vida?

A maioria de nós não valoriza muito o ócio criativo ou as pausas estratégicas, também poderíamos
chamar assim.

Eu acredito que nós não valorizamos esses momentos em nossas vidas, porque achamos que quando  colocamos em prática o ócio criativo, estamos perdendo tempo. Creio que esse é o principal motivo.

Mas veja só! Existe uma pesquisa feita com ratos que eu achei muito interessante.  Em um laboratório colocaram ratos isolados dentro de uma jaula, com dois tipos de água, uma com heroína e outra, sem heroína.

Obviamente você já deve ter deduzido que os ratos escolheram a água com heroína, porque isso lhes dava sensação de prazer. Eles estavam estressados porque não tinham diversão, não tinham nada para fazer e então se viciaram em algo que lhes fazia mal, e todos eles morreram de overdose.

A experiência continuou é pegaram outros ratos, colocaram num “parque de ratos”, onde tinha coisas para eles se divertirem,  tinham ratinhas para eles namorarem, onde tinham uma vida normal e agitada. E colocaram também os dois tipos de água. Uma com a droga e a outra sem. O que você acha que aconteceu?

Os ratos não ficaram viciados. Nenhum rato morreu de overdose. Não preferiram a água com heroína porque eles tinham a vida normal deles, com momentos de diversão.

Levando isso em consideração e trazendo para a nossa vida, é mais ou menos assim também que acontece.

Se você está dentro de uma “jaula”, sem fazer as coisas que alimentam a sua alma, a possibilidade de você se viciar é grande demais! Não necessariamente em drogas ilícitas, mas em outras  toxinas, em coisas que fazem mal para sua saúde, por exemplo, alimentos gordurosos, tóxicos, ou em emoções pesadas. Tudo isso faz tão mal quanto uma droga.

Se você, por outro lado, consegue perceber a situação e inclui voluntariamente momentos de lazer, pausas para sair com a sua família, para sair com um amigo, pausa para fazer uma atividade física, ou qualquer coisa que você gosta, você vai
gerar dentro de você uma sensação de prazer que vai evitar que você se vicie em coisas que lhe fazem mal.

Então fica aí a minha dica pra você, acrescente a maior quantidade possível de ócio criativo, de pausas estratégicas no seu cotidiano.

Deixe aqui seu comentário sobre esse assunto e compartilhe conosco o que você gosta de fazer nos seus momentos de ócio.

Bons hábitos, comportamento, comportamento humano, estilo de vida, Estresse, felicidade, pausas estratégicas, Produtividade