fbpx

Disciplina e constância, as chaves para o sucesso

Sempre que desejamos algo em nossas vidas, precisamos fazer uma escolha. Como tudo tem o bônus e o ônus, é certo que haverá uma perda. Como manter a disposição para seguir em frente e na direção do que se deseja alcançar?

Atitude interior

Muitas pessoas, ao analisarem meu estilo de vida, dizem que ter disciplina e constância é fácil para pessoas como eu.

Dizem que minha profissão favorece minha disposição para fazer o que precisa ser feito, pois não tenho metas, prazos, cobranças ou qualquer outra coisa que possa sugar minhas energias.

Isso não é verdade!

Como todas as profissões, a minha também tem todos esses obstáculos. Mas há uma diferença entre mim e essas pessoas, que não está na profissão ou estilo de vida. A diferença é atitude interior.

Estou quase completando 50 anos, mas tenho bem claro em minha mente onde quero estar daqui 25 anos e 50 anos.

Como sabe, estou passando uma temporada em Nova York e, mesmo assim, tenho mantido minha rotina de treinos.

Ter disciplina para levantar cedo e ir à academia é realmente muito difícil para qualquer pessoa, inclusive para mim. Porém sei que se não fizer isso hoje, e não manter a constância de práticas, não irei chegar aos 75 anos da forma como eu desejo, ainda mais aos 100.

Por isso, acordo cedo, preparo e tomo um desjejum que me proporcione a energia adequada (tenho uma dica ótima nesse link) e venho para a academia. Mais à tarde, ainda faço uma prática do DeROSE Method.

Então, minha primeira dica: pense a longo prazo. Assim aquilo que parecia algo difícil, encontra uma razão de ser e torna-se menos desgastante. Tenha bem claro o que você quer alcançar a médio e longo prazo.

Ainda assim você pode dizer: “Ah Rogério, veja bem, essas coisas não são tão simples assim. Mesmo tendo disposição, me falta tempo”.

Na verdade isso é desculpa. Todos nós temos tempo para fazer o que é importante para nós. A questão é prioridade.

Já pensou em quanto tempo você passa fazendo coisas que não te aproximam dos seus sonhos? Computador, celular, televisão, netflix, whatsapp e outros ladrões de tempo.

Não quero dizer que essas coisas não são importantes e que você deve abandoná-las. De forma alguma. Mas conscientize-se do tempo que dispõe a elas.

Minha segunda dica para aprender a priorizar é: faça uma lista.

Liste 20 coisas que você faz na sua rotina e selecione aquelas que lhe ajudarão a alcançar seus sonhos a longo prazo. Coloque-as no topo da lista, eliminando ou dando menos prioridade àquelas que não são tão úteis.

Se você fizer isso imediatamente, eu garanto que em pouco tempo irá conseguir a disciplina e constância que precisa para chegar onde quer chegar.

Isso inclusive vai melhorar o seu humor, sua saúde, seus relacionamentos, ou seja, seu bem estar.

Não deixe para depois, faça hoje mesmo e depois volte aqui e me conte, nos comentários dessa página, como foi sua experiência com essa dica.

Se precisar de alguma ajuda para ter mais disciplina e constância em sua vida, acesse essa página e conheça a minha consultoria personalizada. O primeiro encontro é sem compromisso e você irá receber dicas valiosas para colocar em prática assim que terminar a sessão.

Se preferir, esse conteúdo está também em vídeo.

constância, disciplina, Produtividade, realização pessoal, Sucesso