fbpx
Photo by Razvan Chisu on Unsplash

Como ser feliz no trabalho

Quero falar especialmente com você que espera ansiosamente para colocar #sextou em suas fotos no instagram. 

O trabalho não precisa acabar para você ter seu happy hour.

A maior de nossas buscas é, sem dúvida, a felicidade. Sendo assim, como passamos a maior parte do tempo de nossas vidas no trabalho, não faz sentido esperarmos que ele termine para sermos felizes.

Segundo Fredy Machado em seu livro  É possível se reinventar e integrar a vida pessoal e profissional, da Editora Saraiva, 64% dos executivos brasileiros gostaria de fazer algo diferente do que faz hoje para ser mais feliz.

Existem muitos estudos para definir o índice de felicidade no trabalho, que mostram que ela está relacionada a vários fatores, como:

  • ambiente de trabalho;
  • nível de pressão por resultados;
  • reconhecimento e recompensa;
  • líderes motivadores;
  • entre outros

Um dado importante, observado em uma pesquisa da The University of Warwick, do Reino Unido, mostra que colaboradores felizes são 20% mais produtivos.

Em um mundo competitivo, onde a busca por melhores resultados são essenciais para o sucesso das empresas, a relação entre felicidade e produtividade, deve ser considerada.

Por isso, muitas corporações vêm investindo na melhoria de seus ambientes de trabalho e também em palestras motivacionais para seus colaboradores.

Porém, apesar de todos os esforços das empresas, em algum momento as metas elevadas, a rotina, o relacionamento com um colega ou com o chefe, podem gerar estresse.

Então o que faz com que algumas pessoas sejam mais felizes no trabalho do que outras?

A resposta é a forma como elas enxergam suas atividades.

Em minhas consultorias individuais, onde oriento meus alunos a obterem mais felicidade em suas vidas, observei que existem 3 categorias diferentes de pessoas:

  1. os que trabalham por uma recompensa;
  2. os que vislumbram ascensão na carreira;
  3. os que trabalham por uma causa.

Em qual delas você se encaixa?

Trabalho por recompensa

Em geral são as pessoas que sofrem da “síndrome do domingo à noite”, o momento mais triste da semana, na expectativa de que está para começar uma longa semana de labuta. 

Essas pessoas fazem um enorme esforço para acordarem de manhã e se prepararem para mais um dia onde o tempo não passa. Fazem isso para que no final do mês, ou do trabalho, recebam o valor que lhes permite finalmente serem felizes.

Não é difícil perceber que a felicidade e produtividade nesse caso é baixa. Não é mesmo?

Ascensão profissional 

Essas pessoas, tendem a suportar melhor os desafios da rotina e são mais produtivos em comparação com o primeiro tipo, pois tendem a manter o foco em seus objetivos.

No entanto, essas pessoas ainda não estão felizes na posição que se encontram. Estão sempre esperando o momento da promoção, e quando ela chega, a felicidade é momentânea, pois sempre haverá uma nova meta de felicidade a ser alcançada.

Senso de missão

Para as pessoas dessa categoria, o trabalho que fazem é o que menos importa. Elas trabalham pelo prazer em realizar algo alinhado a um propósito maior.

Não importa, a atividade, a recompensa, o título nem o cargo que ocupam, tampouco os desafios, a motivação é o sentimento de que o que estão fazendo é útil para alguém.

Geralmente as pessoas que trabalham por uma causa altruísta, não fazem distinção entre a hora do trabalho, de lazer ou de descanso. 

Qualquer situação de desconforto ou estresse é facilmente superada, gerando um ciclo de  produtividade e felicidade que se retroalimentam.

São essas pessoas que, no geral, são melhores remuneradas, são mais realizadas e mais felizes.

Seja feliz em seu trabalho

Para estar entre as pessoas que se levantam de manhã com disposição para trabalhar, é preciso conhecer-se profundamente.

Enxergar a relação do que você faz hoje com o seu propósito de vida ou a missão da sua empresa é fundamental para se tornar mais eficiente, aumentar a produtividade e ser mais feliz no trabalho.

Me sinto profundamente realizado com o que faço, pois minha missão é justamente essa: ensinar pessoas a viverem com mais propósito. E saber que estou transformando vidas, me traz uma verdadeira sensação de felicidade.

Compartilhe conosco como é sua relação com seu trabalho e conte comigo para aumentar seu nível de felicidade.

Desenvolvimento Pessoal, felicidade, Produtividade, Sucesso