fbpx

As 3 fases dos problemas

Vamos falar sobre as 3 fases de solução de problemas. Como podemos resolver problemas, seja qual for a área da nossa vida, num piscar de olhos?

Com certeza você já passou por problemas na vida e teve a sensação de que era algo que não se resolveria tão cedo. Isso é normal, pois qualquer que seja o problema, ele tem três fases e nem sempre percebemos em qual delas estamos.

As 3 fases

A primeira é aquela onde negamos o problema. Veja o exemplo: Você resolve passear de bicicleta e percebe que o pneu está furado, então você olha para a situação e nega o problema. “Não, isso não aconteceu comigo, o pneu da bicicleta não pode ter furado.”

A segunda fase é de aceitação. No exemplo, você diz a si mesmo: “É realmente furou o pneu da minha
bicicleta”. Mas você ainda não está animado para resolver aquele problema. Você aceitou que aquilo aconteceu, mas dá aquele desânimo, e você adia qualquer atitude para solucioná-lo. Deixa o passeio de lado e se frustra.

E a terceira fase do problema é quando você começa a se animar e trabalhar na resolução desse problema. Traça estratégias de como resolvê-lo.

Isso ocorre em todas as áreas da nossa vida. Na nossa vida pessoal é assim, na nossa vida profissional é assim, na nossa vida afetiva também é assim.

Vamos dar o exemplo na vida afetiva. Vamos supor que sua cara-metade resolveu ir para um outro lado, finalizar a relação afetiva que vocês tinham:

  • A primeira fase é: “não, isso não pode ter acontecido, ela não pode ter me abandonado”.
  • A segunda fase é: “puxa, ela realmente me abandonou, estou sozinho”. Mas não toma nenhuma atitude para curar o sofrimento, ainda não está animado para resolver aquilo.
  • Finalmente vem a terceira fase: “como é que eu vou arrumar uma outra cara-metade, uma outra relação afetiva”. Começa a traçar estratégias para sair do problema.

É assim que sempre acontece.

Percebendo as fases

Se é assim que sempre acontece então como devemos agir?

Preste bem atenção nisso!

Quanto tempo você fica em cada uma das fases desse problema?

Eu gostaria que você fizesse essa reflexão. Quanto tempo você fica na primeira fase,
negando que aquilo aconteceu? Depois quanto tempo você fica na segunda fase, onde aceitou o problema, mas não se anima para resolver?

Eu passo tão rápido pela primeira e segunda fase dos meus problemas, que costumo dizer que vou quase direto para a terceira, tenho a sensação de que elas nem existem para mim.

Quanto tempo você passa em cada uma das fases do problema, define o nível de maturidade que você tem. Quando a pessoa é muito imatura, quando a pessoa não tem muita consciência, ela fica dias, semanas, meses na primeira fase. “Ahhh, isso não pode ter acontecido!”

Não aceita o que aconteceu. Às vezes chega ao cúmulo das pessoas à sua volta e dizerem: “caia na real aconteceu tal coisa, você já não está mais naquele trabalho, você já não está mais na relação afetiva” e a impressão é que você ainda está ali, você não aceita que aquele que o problema aconteceu.

Óbvio que isso não é uma coisa muito comum, mas costumamos ver pessoas que não aceitam. Por exemplo, um parente morre e essa pessoa fica anos não aceitando que aquilo aconteceu. Uma relação afetiva que chega ao final e a pessoa fica anos ali, não aceita que aquela relação afetiva acabou.

Depois vem a segunda fase. Outras pessoas ficam também muito tempo. Embora tenha aceitado, caiu a ficha, mas ela não se anima para fazer alguma coisa.

Eu tenho um amigo que a empresa dele faliu e ele demorou para aceitar. Quanto mais tempo ele demorou para aceitar, pior a situação ficou. Ele continuou mantendo a empresa funcionando já em situação de falência.

Quando ele finalmente aceito que não tinha mais jeito, fechou as portas da empresa e ficou dois anos em profunda depressão. Imagine isso! Dois anos sem saber o que fazer, sem animação para resolver aquele problema. Foi muito tempo que ele ficou na segunda fase.

Finalmente ele saiu desse buraco que tinha entrado, abriu uma nova empresa, traçou uma estratégia de sucesso e voltou a ter muito sucesso, aliás, hoje ele tem até mais sucesso do que antes. Mas a questão é… já pensou se
ele tivesse passado rápido pela primeira fase?

“Aceitei, a minha empresa faliu, não tem jeito”. Entra na segunda fase:  “o que eu vou fazer? Qual a estratégia que eu vou seguir para sair desse buraco onde entrei.” E já entra na terceira fase: torna-se uma pessoa de sucesso.

Fica aí a sugestão pra você. Análise quanto tempo você passa em cada uma das fases dos problemas, que em geral você tem na sua vida, e vá o mais rápido possível para a terceira fase.

Recapitulando… a primeira fase é quando você não aceita o problema, a segunda fase é quando você aceita mas não tem animação, não tem empolgação, para resolver e a terceira fase é quando você imediatamente, com
muita animação, traça estratégia para resolvê-lo.

Se você gostou dessa ou de outras dicas que tenho compartilhado, mas não sabe como colocá-las em prática, acesse esse link e saiba como participar de uma entrevista individual comigo, sem compromisso onde vamos traçar as estratégias para que você aumente sua capacidade de realização.