fbpx

Minha receita para acabar com a procrastinação

Existem 2 ingredientes proibidos nessa receita que você precisa conhecer e evitar, se você quiser fugir da armadilha da procrastinação.

Ingrediente proibido 1 – Perfeição

Você talvez já tenha ouvido a expressão “O perfeito é inimigo do bom”. É bem provável que sua produtividade e, consequentemente, sua felicidade sejam impactadas por esse conceito.

Vou explicar… pode ser que você passe muito tempo tentando encontrar as condições ideais para fazer alguma coisa. Seja o melhor programa para o emagrecimento ou ganho de massa muscular, seja a ideia perfeita para montar um negócio ou a planta perfeita para construir uma casa.

O foco está todo em tentar encontrar o plano ideal que acaba esquecendo do mais importante: agir.

Sim!! Essa é uma atitude muito comum. As pessoas tendem a colocar muita atenção no planejamento, pensando e revendo os mínimos detalhes, que chega um momento que a energia se esgota e acabam desistindo do projeto.

Quantos projetos você tem dedicado tempo demais sem chegar a resultado nenhum? Quanto mais projetos abandonados, maior a frustração e sensação de infelicidade.

Espero que esse não seja seu caso, mas mesmo assim, quero lhe chamar a atenção para essa verdade:

Sua energia é limitada. Não a desperdice! Cuide dela da mesma forma que você cuida do seu dinheiro.

Entendemos que o dinheiro é limitado e por isso otimizamos os gastos da melhor forma possível para não desperdiçá-lo. Então, por que não fazemos o mesmo com nossa energia?

A partir de hoje, quero que você utilize essa analogia em seus projetos de vida. Não desperdice toda sua energia no planejamento, esperando o momento ideal para agir.

Planejar é importante sim, mas a verdade é que não produz resultados por si só.

Ação + Resultados = Motivação

Vou dar um exemplo:

Se eu escrever 30 roteiros para os vídeos em minhas redes sociais significa que tenho um ótimo planejamento. Por outro lado, se eu não separar um tempo para começar a gravá-los, é bem possível que ao terminar de planejar, estarei exausto e encontrarei mil desculpas para adiar o início da gravação.

Se eu não quiser correr o risco de ficar sem compartilhar minhas ideias com minha audiência, preciso evitar a armadilha da procrastinação.

Incluindo no meu planejamento o tempo para ação imediata, ao gravar apenas um vídeo já estarei agindo e terei os resultados dessa pequena ação!!!

Esses resultados me motivarão a seguir em frente e gravar cada vez mais vídeos.

Como eu sei que a minha energia é limitada e o planejamento é importante, o ideal será escrever menos roteiros, ao invés de 30 de uma vez, e utilizar uma parte da energia para gravá-los imediatamente.

Apenas planejar não leva a resultados, dá uma falsa sensação de estarmos sendo produtivos.

Sendo assim, por que muitos de nós tem a tendência de planejar, planejar, e acaba não realizando nada?

Ingrediente 2 – O medo do fracasso

No fundo temos muito medo de sermos julgados por um possível resultado não esperado.

Enquanto estamos planejando, tudo parece estar caminhando bem e ninguém nos julga, pois afinal estamos fazendo o que esperam de nós: trabalhando!

Mas se queremos resultados devemos mudar nosso paradigma, percebendo que a falha faz parte do processo, e ainda, precisamos dela!

Tem uma frase que eu gosto muito do Professor DeROSE que diz assim: “Cada erro cometido é uma virtude adquirida.”

Abandone o medo de errar, pois as estatísticas dizem que 90% daquilo que temos medo que aconteça, simplesmente não acontecem, e os 10% que acontecem não são tão ruins quanto pensávamos que seriam.

Conclusão

Para concluir nossos projetos precisamos reunir e dosar na medida certa os ingredientes do sucesso: conhecimento, planejamento e ação. E evitar os 2 ingredientes proibidos: Perfeição e Medo do fracasso

Não deixe a ação para depois, ela faz parte do processo, e é preciso falhar para poder analisar o resultado e promover as mudanças necessárias para alcançar o sucesso no seu projeto.

As pessoas que mais erram são as pessoas mais realizadoras.

Se vc gostou dessa dica, dê um like. Marque um amigo que você acha que gostaria de ouvir sobre esse assunto e deixe um comentário abaixo.