fbpx

2 atitudes infalíveis para mudar de hábitos

Se você é uma dessas pessoas que vive lutando para incorporar bons hábitos na sua rotina e não consegue, ou vive lutando para eliminar os maus hábitos e também não consegue, precisa conhecer essas 2 atitudes que utilizo para incorporar bons hábitos na minha vida e eliminar os maus.

Fique tranquilo a culpa não é sua se você não está conseguindo ter sucesso para mudar um hábito.

A razão por que isso acontece é apenas o fato de você estar utilizando a estratégia errada.

A estratégia que sempre uso e nunca falha é: facilitar os hábitos que quero cultivar e dificultar aqueles quero eliminar.

Simples assim!

Ok, Rogério, é simples, mas eu não sei como fazer.

Então vamos a alguns exemplos para que você possa entender melhor e também colocar em prática já! Logo depois que terminar de ler esse artigo.

Há algum tempo, estabeleci uma meta de aumentar meu o tempo de leitura diária, mas o hábito de assistir YouTube ou Netflix estava me atrapalhando. Então tracei a seguinte estratégia:

Como eu precisava diminuir a TV e aumentar a leitura, peguei o controle remoto da TV, tirei as pilhas e as coloquei em um outro cômodo da minha casa. Ou seja, dificultei a execução desse hábito. Pois sempre que decidia assistir TV eu precisava me levantar do sofá e ir até o outro cômodo para pegar as pilhas, colocar no controle remoto. Claro que isso me dava a maior preguiça e logo desistia de ligar a TV.

Por outro lado, como eu queria ler mais, facilitei as coisas para esse habito acontecer, colocando os livros que eu queria ler bem do lado da minha poltrona. Quando saía de casa, passei a carregá-lo comigo, juntamente com uma caneta e papel, para quando precisasse esperar por alguém utilizasse esse tempo de espera para ler e fazer anotações, ao invés de navegar nas redes sociais.

Agora vamos para um outro exemplo que para muita gente é mais difícil: ACORDAR CEDO!!!

Eu sei que essa historia de deixar o conforto da cama bem cedinho, sobretudo em dias frios não é nada atraente. E isso é perfeitamente natural! Não se culpe por isso.

Se você precisar acordar mais cedo para se aprimorar, aqui vão preciosas dicas PARA VOCÊ FACILITAR A INCLUSÃO DESSE HÁBITO:

  1. Coloque o despertador longe da cama! (hahahahahaha) Isso mesmo! Longe o bastante para você não conseguir alcançá-lo quando ele tocar. Assim você precisará levantar e colocar o corpo em movimento para desliga-lo. Se ele ficar do seu lado, o risco de você dar uma roladinha na cama, desliga-lo e continuar dormindo é enorme.
    O simples fato de precisar levantar e sair da cama para desliga-ló vai naturalmente de ajudar você a acordar;
  2. beba um copo cheio de água tão logo esteja em pé;
    Depois de algumas horas de sono, sem água, você estará no mínimo moderadamente desidratado e isso pode te deixar com uma sensação de cansaço. Ah! Isso acontece também ao longo do dia. Às vezes a sensação de cansaço é apenas pelo fato de você ter esquecido de beber água e o seu corpo estar desidratado;
    A ideia é reidratar o seu corpo tão logo você acorde;
  3. logo depois de beber o copo d’água, vá direto para o banheiro e lave o seu rosto. Jogue um pouco de água fria no seu rosto;
  4. em seguida escove os dentes.

A intenção é começar a fazer essas coisas todas sem precisar pensar. Essas simples ações aumentarão o seu nível de motivação para acordar cedo.

Que tal deixar nos comentários, sua opinião sobre essas dicas, ou alguma dúvida que tenha ficado. Eu mesmo gosto de responder cada um dos comentários!!!